top of page

I A S A

A Associação IASA - Institute for Advanced Studies and Awareness é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada.

 

A IASA é composta por sócios individuais e sócios coletivos que

partilham uma missão e valores comuns para o desenvolvimento dos

processos de  Sustentabilidade e Cidadania do Milénio.

Missão

Âncora 2

A IASA tem por missão promover o conhecimento multidisciplinar para desenvolver a sociedade através da realização ações de formação especializada, sessões de participação pública, palestras, seminários, debates e outros eventos similares.

Valores

Âncora 3

A IASA desenvolve o seu trabalho alicerçada em valores éticos pautados por princípios de

independência, transparência, rigor  e imparcialidade.

 

Toda a atividade da IASA se rege por objetivos de responsabilidade social marcados pela qualidade das interações estabelecidas e pela criatividade e inovação na implementação dos seus projetos em prol da sustentabilidade e do cidadão consciente e responsável.

Direção

Âncora 4
ABERTURA_3913_edited.jpg
Rosário Macário
Presidente e Fundadora

É formada em Gestão de Empresas, Mestre e Doutora em Sistemas de Transportes, possuindo a Agregação em Engenharia Civil. É professora e Catedrática (Full Professor) Planeamento, Urbanism e Ambiente (Planning, Urbanism and Environment) e investigadora em Planeamento e Politicas de Sistemas de Transportes (researcher in Policy and Planning for Transport Systems)no Instituto Superior Técnico (IST) na Universidade de Lisboa é professora convidada na Universidade de Antuérpia na Bélgica.

Maria_Emília_da_Silva_Baltazar.jpg
Maria Emília Baltazar
Vice-presidente

Maria Emília Baltazar é doutorada em Engenharia Aeronáutica. É professora coordenadora do Mestrado de Gestão da Sustentabilidade do Transporte Aéreo e do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo no ISEC Lisboa desde 2021. É membro integrado do CiTUA - Center for Innovation in Territory, Urbanism, and Architecture no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Vasco Reis
Tesoureiro
Vasco Reis 1.jpg

Com um Doutoramento em Sistemas de Transporte pelo Instituto Superior Técnico (IST) é, atualmente, Membro Integrado do CiTUA - Center for Innovation in Territory, Urbanism, and Architecture  do IST  e Consultor Sénior em Transportes na empresa TIS.PT - Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas.

Conselho Fiscal

Âncora 5
Alberto Soares_edited_edited.jpg
Alberto Soares
Presidente e Fundador

Revisor Oficial de Contas, árbitro tributário do Centro de Arbitragem Administrativa e consultor para o investimento, registado na CMVM. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas e em Direito – Jurídico-Económicas. Possui Pós-graduação do Programa Avançado de Finanças Empresariais e Financeiras e é Mestre em Direito de Empresas. 

Mário_Cabral.jpg
Mário Cabral
Vogal

Licenciado em Economia (Universidade Católica Portuguesa), especialização em Gestão do Ambiente (Instituto Superior Técnico). Revisor Oficial de Contas. Consultor financeiro nas áreas de corporate governance. Anteriores funções de administração em empresas nas áreas de turismo e hotelaria, edição de publicações técnicas e locações financeiras.

DSC_0132.JPG
Paulo Matos Martins
Vogal e Fundador

É doutorado em Engenharia Civil pelo IST, Engenheiro Civil Sénior, Especialista em Transportes pela Ordem dos Engenheiros e Especialista em Transportes pelo IPL (provas públicas). É professor coordenador e investigador em Transportes no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL/IPL).  Atualmente é o presidente do Centro de Estudos de Engenharia Civil e o Coordenador da Licenciatura em Tecnologias e Gestão Municipal daquele instituto.

Mesa da Assembleia Geral

Âncora 6
Shilhueta1_Moldura.png
Jorge Reis Silva
Presidente
Jorga Silva.jpg

Licenciado em Engenharia de Sistemas Marítimos de Eletrotecnia e Telecomunicações (ESNIDH), Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (IST/UL), e Doutor em Transportes (IST/UL). Investigador no CERIS (IST/UL), e Coordenador Científico do Núcleo de Investigação em Transportes (NIT) do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) da UBI. É Professor Auxiliar no DCA da UBI.

Idália_Gomes_1_edited_edited.jpg
Maria Idália Gomes
Vice-presidente

É doutorada em Engenharia Civil na especialidade de Ciências da Construção pela Faculdade de Ciências e Tecnologia na UNL. É professora e investigadora na área da Construção no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL/IPL). Consultora nZEB (2016-2020) – SouthZEB Portugal. Co-funded by the inteligente Energy Europe Programme of the European Union.

Shilhueta1_Moldura.png
Duarte Cunha
Secretário
Duarte Cunha.jpg

CV Brevemente ...

Âncora 7

Estatutos

Os estatutos da Associação IASA - Institute for Advanced Studies and Awareness podem ser descarregados a partir do link em baixo.

IASA - Institute for Advanced Studies and Awareness bylaws can be downloaded using the link below

bottom of page