top of page

Curso de A-CDM
Airport Collaborative Decision Making

Introdução e desafios de implantação

Image by willy wo

Enquadramento

O curso visa atualizar profissionais do sector aéreo, em países de expressão portuguesa, num dos processos mais avançados, que é requisito da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), para a aplicação em aeroportos.

Este curso conta com a participação de oradores doutorados, com uma vasta experiência académica e profissional em assuntos relacionados ao setor aéreo.

O Curso é dividido em 2 módulos, sendo que cada módulo tem 3 horas de aulas.

Os participantes podem inscrever-se separadamente nos módulos, ou optar pelo curso completo.

Objetivo

Atualizar e capacitar profissionais do sector aéreo, em países de expressão portuguesa, trazendo-lhes uma base regulamentar de órgãos reguladores internacionais, e exemplos internacionais inspiradores de práticas de sucesso. Também abordará desafios e propostas de economicidade.

Destinatários

Destina-se a gestores e técnicos ligados ao sector aéreo, empresas privadas e públicas que prestam serviço em aeroportos, assim como consultores que necessitem de formação complementar na área aeroportuária.

Programa

O curso está estruturado em 2 módulos independentes que abrangem, no Módulo 1, uma parte introdutória, que engloba a base regulamentar e legal da área, que servirá para proporcionar um melhor entendimento do Módulo 2, que entrará no assunto A-CDM mais profundamente.

 

Módulo 1- INTRODUÇÃO E BASE TEÓRICA (3 horas)

Professor Doutor Jorge Miguel dos Reis Silva

a. Introdução à aviação e aeroportos;

b. Legislação internacional pertinente;

c. Introdução ao conceito CDM e A-CDM.

Módulo 2 – APROFUNDANDO EM A-CDM (3 horas)

Investigador Doutor Omar Daniel Martins Netto

a. O A-CDM conforme legislação ICAO e aplicações internacionais;

b. Estudos de Caso de aeroportos com o processo já implantado;

c. Desafios de implementação com custo adequado às realidades econômicas mundiais.

Calendário

O curso será realizado online, em data a anunciar em breve.

Cada módulo tem 3 horas de aulas, das 19h às 22h (hora de Portugal).

Inscrições

As inscrições começam a 1 de maio e terminam a 31 de maio de 2022.

As condições de inscrição:

Por cada módulo 200€ + IVA (à taxa legal em vigor).

Para se inscrever, basta descarregar a ficha de inscrição através deste link

Alguma dúvida que tenha, pode enviar e-mail para: curso.a-cdm@iasa-association.eu.

Formadores

656.jpg

Licenciado em Engenharia de Sistemas Marítimos de Eletrotecnia e Telecomunicações (ENIDH, 1993), Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (IST, 1996) e Doutor em Transportes (IST, 2005). Tem atividade profissional desde 1979: Oficial da Marinha Mercante na SOPONATA (1979/1997), Técnico de Telecomunicações Aeronáuticas na ANA, ep (1988/1995), e Docente na Universidade da Beira Interior (UBI), (desde 1995). É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) da UBI e Investigador no Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERis, IST). Foi Presidente do Conselho Científico do DCA da UBI entre 2006/2009. Os seus interesses e áreas de atividade científica são: Economia e Gestão do Transporte Aéreo, Operação de Aeronaves, Segurança de Voo, e Gestão de Projetos Aeronáuticos (Investigação Operacional).

Professor Doutor Jorge Miguel dos Reis Silva
1538772060527.jpg
Investigador Doutor Omar Daniel Martins Netto

Controlador de Tráfego Aéreo, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil) e Doutor em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior (Covilhã). Possui larga experiência profissional no Sector Aéreo, nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo e Aeroportos, é auditor Internacional ISO 9000 e sócioproprietário da Consultoria Heading Business Support, com sede em Curitiba/Brasil. É investigador membro dos grupos de investigação em sistemas de transportes do Núcleo de Investigação em Transportes (NIT) da UBI e do CERIS. A sua área de investigação abrange aeroportos e serviços de tráfego aéreo.

bottom of page