Curso de
Gestão da Mobilidade Urbana

03_city_logos_ok_light.jpg

Este curso é apresentado pela IASA no âmbito do projecto EIT URBAN MOBILITY.

Coordenação:

Professora  Doutora Rosário Macário (IST) e Doutora Camila Garcia (TML).

Logo IASA Blue3A ColorIASA.png
Combination EU1 vertical_2.png

ENQUADRAMENTO

Cada módulo tem 4 horas de aulas, às sextas-feiras das 16h às 20h por internet.

O curso tem inicio a 1 de abril e termina a 1 de julho.

Os participantes podem inscrever-se separadamente nos módulos, tendo no entanto vantagem em optar pelo curso completo, caso em que dois módulos serão oferecidos.

Tratando-se de um curso EIT, o primeiro módulo é gratuito para todos.

O curso visa actualizar profissionais do sector da mobilidade urbana, em países de expressão portuguesa, trazendo-lhes as mais recentes técnicas desenvolvidas em projectos de investigação, e casos práticos internacionais inspiradores de práticas de sucesso.

Este curso tem a participação de oradores com experiência de assessoria nacional e internacional, maioritariamente doutorados.

O presente curso apresenta o seguinte objetivo geral:

• Actualizar e capacitar  profissionais do sector da mobilidade urbana, em países de expressão portuguesa, trazendo-lhes as mais recentes técnicas desenvolvidas em projectos de investigação, e casos práticos internacionais inspiradores de práticas de sucesso.

DESTINATÁRIOS

Destina-se a gestores e técnicos ligados ao setor da mobilidade urbana e regional, exercendo a sua atividade em câmaras municipais, organismos públicos, empresas privadas de serviços de mobilidade e consultoras, necessitando de formação complementar na área da especialização.

PROGRAMA

O curso de Gestão da Mobilidade Urbana está estruturado em 12 módulos independentes que abrangem desde a visão estratégica para a mobilidade urbana até as principais competências e os instrumentos que atualmente existem à disposição dos gestores, técnicos e consultores.

Visão Estratégica para a Mobilidade Urbana

Módulo 10 - PAMUS

Prof. Camila Garcia

Módulo 11 - Informação e Marketing nos Sistemas de Mobilidade Urbana

Bernardo Garcia (IST) e Prof. Mariza Motta (IUL /CERIS - IST)

3 de junho

Módulo 12 - Modelação como Ferramenta de Apoio ao Planeamento da Mobilidade

Prof. Vasco Reis

17 de junho

24 de junho

01 de julho

CALENDÁRIO

O curso tem início a 1 de abril e termina a 1 de julho.

Cada módulo tem 4 horas de aulas, às sextas-feiras das 16h às 20h (GMT) por internet.

Rosário Macário é Professora Associada com Agregação do Instituto Superior Técnico e Professora convidada da Universidade de Antuerpia. Conduziu até hoje mais de inúmeros projectos de investigação e de consultoria, em vários domínios da Mobilidade Urbana, em Portugal e em diversos países (Brasil, União Europeia, Casaquistão, Uzbequistão, Ucrânia, Indonésia, entre outros).

Tem produzido livros e diversas publicações neste domínio,  é oradora frequente em eventos internacionais, e assessora de diversas entidades, inclusive do Regulador de Transportes de Itália.

Camila Garcia, Engenheira Civil, Doutorada em Sistemas de Transportes, tem desenvolvido a sua atividade de investigação nos domínio do planeamento estratégico, onde tem publicado diversos artigos em jornais científicos. Está atualmente integrada na equipa da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, sendo por isso conhecedora profunda da realidade de Lisboa e também do Brasil, onde tem larga experiência de estudos de mobilidade.

Vasco Reis, Engenheiro Civil,  Doutorado em Sistemas de Transportes, é investigador membro do grupo de investigação em sistemas de transportes do CERIS. A sua área de investigação são as cadeias e redes de mobilidade, em particular integração em tempo real. Para um melhor conhecimento dos sistemas de transporte, das operações e dos processos, Vasco tem desenvolvido modelos de simulação, largamente baseados em tecnologia por agentes. Recentemente, o foco da sua investigação tem também sido a logística urbana e a segurança.

Angélica Magrini Rigo é licenciada  em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil) e Mestre em Urbanismo e Ordenamento Territorial, pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa/Portugal). Atuou profissionalmente no Brasil, Colômbia e Portugal, nas áreas de arquitetura, planeamento e desenho urbanos. Dedica-se, especialmente, à acessibilidade e Mobilidade Urbana, com ênfase nos modos ativos e no design inclusivo. Atualmente, tem participado na elaboração de planos de mobilidade e micromobilidade, estudos de logística e de projetos de requalificação do espaço público.

José Manuel Neves é Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico, especializado em engenharia de pavimentos, geotecnia dos transportes e gestão e garantias de qualidade. José Neves tem larga experiência em arruamentos urbanos, bem como em certificações de qualidade, e sistemas inteligentes, e é um investigador do grupo de investigação em Sistemas de Transportes do CERIS.

Filipe Moura é Professor Associado de Sistemas de Transporte no Instituto Superior Técnico, e um membro investigador do grupo de investigação em Sistemas de Transportes do CERIS. A sua área de investigação é a Mobilidade Urbana e, em particular, análise de comportamento de viagem, procura de transportes, modelação, mobilidade sustentável (incluindo aspectos sociais dos transportes), difusão de tecnologia e gestão de tráfego rodoviário. Atualmente, os seus interesses de investigação focam-se nos modos ativos de transportes e na sua interação com o ambiente construído.

Camila Carpinteiro é licenciada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico, tendo-se especializado em projecto rodoviário. Actualmente, desempenha funções na área de Engenharia de Tráfego desenvolvendo projetos relacionados com acessibilidades, estacionamento e estudos de impacto de tráfego, onde são contemplados diversos modos de transporte, incluindo os modos suaves. Colabora na elaboração de projetos rodoviários para contextos urbanos consolidados, incluindo otimização de layouts de parques de estacionamento e respetivo projeto (traçado, pavimentação e sinalização).

Bernardo F. Garcia é arquiteto com Mestrado em Engenharia de Transportes, estando atualmente a finalizar o seu Doutoramento em Sistemas de Transportes. A sua investigação tem como foco os sistemas de informação para os passageiros dos transportes públicos. Bernardo é conhecedor desses sistemas e, em particular, do desenvolvimento de mapas de transporte público um pouco por todo o mundo. Na sua carreira de investigador tem investido na introdução de inovação no desenho de mapas e na sua utilização e interpretação pelos seus utilizadores.

Mariza Motta Queiroz é Economista, Doutorada em Sistemas de Transporte pelo Instituto Superior Técnico e um membro do grupo de Investigação em Sistemas de Transportes do CERIS. A sua investigação está relacionada com a Mobilidade Urbana e, em particular, com a análise de comportamentos de viagem, modelação de transportes e marketing estratégico para transportes públicos. A Marisa tem mais de 30 anos de experiência num operador de transporte público.

FORMADORES

INSCRIÇÕES

Os participantes podem inscrever-se até dia 24 de junho separadamente nos módulos, tendo no entanto vantagem em optar pelo curso completo, caso em que dois módulos serão oferecidos. Se assim for, terão de se inscrever até dia 15 de março. Tratando-se de um curso EIT, European Institute of Innovation and Technology,  o primeiro módulo é gratuito para todos os participantes.

São as seguintes condições de inscrição:

• Por cada módulo 180€ + iva (com oferta do módulo 1)

• Pelo curso completo com 12 módulos (com oferta do módulo 1 e de outro módulo à escolha do participante: 1800€ + iva

As inscrições para o curso estão encerradas

Uma nova edição será anunciada brevemente, fique atento!

Para mais informações por favor contactar a coordenação do curso:

curso.gmu@iasa-association.eu